Vá-de-Viró

O grupo Vá-de-Viró é formado por 10 elementos. Tem em comum o grande gosto pela música de raiz popular e vivência tradicional e étnica.

Foi fundado em Abril de 1992 por sugestão de um grupo de alunos do Conservatório Regional do Algarve, contanto com a direção musical e artística do prof. Paulo Cunha.

Ensaia na sede da Associação Cultural Música XXI, em Faro, do qual é associado.

Realizado vários concertos em Portugal, bem como no Canadá, Alemanha e Espanha. Gravou um CD “Parada em Portugal” em agosto de 1994 para uma editora francesa PlayaSound, o qual continua a ser vendido em quase todo o mundo e mereceu críticas positivas da parte da imprensa especializada.

Em maio de 1998 editou o seu segundo trabalho discográfico intitulado “Vivências”, com 14 temas tradicionais de Portugal continental, a maioria dos quais inéditos em termos de gravação. Foi um disco dedicado à memória do músico e amigo Henrique Guerreiro, que participou com o seu acordeão nas gravações, tendo posteriormente falecido.

Como os portugueses se aventuraram pelo mundo, também os Vá-de-Viró quiseram tocar outras músicas e outras influências. Em 2000 editam o seu 3º CD já como um grupo de música étnica, embora mantendo a tradicional inspiração portuguesa.

Voltam às gravações em 2014, tendo editado através da Música XXI o cd “Por aí…”, onde letras e músicas de vários elementos do grupo se misturam com temas tradicionais recriados pelo grupo.

É um grupo maioritária e essencialmente acústico, ligando instrumentos ditos clássicos com instrumentos de raiz tradicional. Entre os seus principais objetivos estão a criação e a divulgação da atual música composta sobre influência e inspiração étnica. Aposta também na ligação entre diferentes gerações através de uma linguagem comum – a música de qualidade.

Atualmente, integram este coletivo musical os seguintes elementos: Adriano St. Aubyn, Andre Lopes, Aníbal Madeira, Cláudia Matias, Gonçalo Pescada, Igor Arrais, Jorge Semião, Patrícia Martins, Paulo Girão e Paulo Cunha.

Conheça: