Faro poderá deleitar-se com os Reflexos do Barroco na sua cidade

Nos dias 23 e 24 de março Igreja do Carmo e o Teatro Lethes serão o palco de dois concertos protagonizados por grupos de referência no que diz respeito à música barroca.

Marcando o início da Primavera, a Associação Cultural Música XXI produziu um fim de semana dedicado à música Barroca convidando os grupos Ludovice Ensemble e Sete Lágrimas.

O primeiro concerto, subordinado ao tema Trois Leçons de Ténèbres, é protagonizado pelo grupo Ludovice Ensemble e será apresentado na igreja do Carmo à 21h00. Serão interpretadas obras de Michel-Richard De Lalande, Louis Couperin, Louis Marchand e Pierre Du Mage, adequadas ao tempo quaresmal, por Eduarda Melo, soprano, Sofia Diniz na viola da gamba e Fernando Miguel Jalôto no órgão.

As Leçons de Ténèbres são parte integrante da Liturgia do Tríduo Pascal. O Ofício de Matinas, que decorria às primeiras horas da madrugada, caracterizava-se pela extinção, uma após outra, das quinze velas colocadas num candelabro piramidal especial — o tenebrário — e como o final das cerimónias era já cantado na escuridão total com todas as velas apagadas, ficou conhecido como Tenebræ — «Ofício das Trevas» em português.

O concerto no Teatro Lethes, dia 24 às 16h00, terá a prestação do grupo Sete Lágrimas, que irá apresentar o seu novo trabalho: A Diáspora Portuguesa. Sons do Velho e do Novo Mundo. O grupo irá apresentar no Lethes a seguinte composição: Filipe Faria, voz, percussão e viola de 4 ordens, Sérgio Peixoto, voz, Tiago Matias, guitarra barroca, vihuela e tiorba, Juan de la Fuente, percussão. De acordo com  o musicólogo Rui Vieira Nery, “(…) O que o Sete Lágrimas nos propõe no seu projecto Diaspora é uma viagem por repertórios escritos e orais, mais próximos ou mais remotos, de teor ora mais erudito ora mais popular, que reflectem esta vivência de seis séculos de partilhas artísticas intensas num mundo interligado pela primeira vez pelas caravelas portuguesas e marcado no decurso desse tempo longo por luzes e sombras, dores e alegrias, violência e paixão de que a Música dá testemunho.”

Um fim de semana preenchido com música para extasiar os sentidos e apaziguar a alma é o que a Música XXI e a Câmara Municipal de Faro irão oferecer aos amantes da boa música.

O espectáculo para o Teatro Lethes tem entrada paga e é sujeito a reservas através do e-mail da Associação Música XXI: musicaxxi@gmail.com.

Música

Formação

Teatro

Fotografia

Edições