A mais emblemática exposição de fotojornalismo do mundo chega a Portimão
Será ao final da tarde, pelas 18h00 de dia 20 de julho, que a Antiga Lota de Portimão, abrirá as suas portas à exposição World Press Photo.
Com a organização da Câmara Municipal de Portimão e curadoria da Associação Cultural Música XXI esta exposição mundial apresenta as 42 melhores fotografias captadas em 2024.
Nesta edição, a 68ª deste evento, a fotógrafa vencedora palestiniana Samar Abu Elouf, de Doha, marcará presença na inauguração da exposição, juntamente com o curador da exposição, João Neves dos Santos.
De entre os distinguidos encontra-se também a portuguesa Maria Abranches, com o projeto autoral “MARIA”.
Histórias de guerra, onde se capta a verdadeira essência do humano, aliam-se a denúncias sobre os desastres ambientais, mas também a originais interações com animais e a inusitados retratos, que marcam pela força do instante, captados pelo olho do artista.
A exposição, com entrada gratuita, está aberta ao público todos os dias de 20 de julho a 10 de agosto, das 18h00 às 00h00. Em paralelo, aos sábados, o público poderá assistir às conversas com fotógrafos e fotojornalistas de renome.
As imagens vencedoras e os fotojornalistas premiados podem ser consultadas em https://www.worldpressphoto.org/
Este ano teremos 3 fotógrafas vencedoras, a vir a Portimão durante as datas de apresentação da exposição.
20 – 07 – 2025
Samar Abu Elouf (Palestina)
A inauguração da exposição World Press Photo teve a honra de privar com a fotojornalista vencedora deste ano, Samar Abu Elouf.
Marcada pela crueldade da guerra Samar não perdeu o olhar humano que a caracteriza.
https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2025/Samar-Abu-Elouf-POY/1
Depois dos discursos inaugurais da Presidente da AC Música XXI, do curador da exposição João Neves dos Santos, do Presidente da Câmara de Portimão, Álvaro Bila, agradecendo a sua coragem, e do representante da World Press Photo, Rafael Dias da Silva, da fundação WPP, Samar contou em direto as histórias por detrás das imagens. Histórias que nos levam até ao expoente máximo da crueldade humana, e que nos desafiam a interrogar sobre este lugar estranho em que se tornou o mundo.




02 – 08 – 2025
Aliona Kardash (Sibéria)
Aliona Kardash, nasceu na Sibéria e vive exilada em Hamburgo desde 2019.
Recebeu o prémio de fotógrafa documental em projeto de longa duração, com a história “Smells of Smoke at Home”, que aborda o tema da separação social e familiar provocada pela guerra.
O amor e os laços familiares que foram forçosamente alterados estão patentes nas suas imagens, donas de uma sensibilidade impressionante. Esta fotógrafa aborda temas fraturantes de forma especial, evitando imagens agressivas.
https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2025/Aliona-Kardash/1


