O núcleo de Teatro

Primeiro foi o entusiasmo, a sede de transmitir valores através de um corpo que se torna instrumento. Agora é a vontade de dar a oportunidade a quatro jovens o poder de transmitir em palco as suas emoções e inquietações. 

O Projecto

Este ano queremos levar à cena um texto premiado em 1984 do autor francês Lucien Lambert: As Vedetas.

Recorrendo à ironia, Lucien Lambert leva-nos ao riso nesta comédia em que duas actrizes rivalizam, sem tréguas, para conseguirem “O Papel”. Com posturas e métodos opostos, encontram-se, sempre, em situações de casting onde ou estão a representar, uma para a outra, o “papel” da amizade que as une, ou um “papel” para o realizador/encenador. E, neste jogo, expõem os seus sonhos, as suas paixões, as ambições, as desilusões e desencantos.

Neste texto somos levados a reflectir sobre a dimensão do humano e da pessoa que, muitas vezes, é tomada como um objecto descartável, pronto a ser substituído na primeira ocasião. Lucien Lambert discorre neste texto sobre a verdade da mentira, o valor da lealdade e a capacidade de ultrapassar pequenas traições em nome da amizade.

A equipa

A equipa, coordenada pela encenadora Ana Oliveira, é composta por jovens finalistas do Curso Profissional de Interpretação da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Depois de terem apresentado algumas provas perante o público lançam agora o desafio de defender um projecto profissional apoiado nas valências e competências adquiridas ao longo de três anos de aprendizagem.

Ficha técnica e artística

Texto: Lucien Lambert
Encenação: Ana Cristina Oliveira
Interpretação: Mafalda Santos, Nádia Gonçalves e Nuno Silvestre
Percussionista: Amadis MonteiroDesenho de Luz: António José da Silva

Imagens:

Música

Formação

Teatro

Fotografia

Edições