A World Press Photo (WPPh) está de regresso a Portimão entre 29 de julho e 18 de agosto, expondo no edifício da antiga Lota os trabalhos vencedores da mais recente edição.

Desde os conflitos devastadores, às revoltas políticas, à crise climática e à passagem segura dos migrantes, as obras premiadas documentam algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta hoje.

Ao reunir histórias tão importantes, a seleção incentiva uma maior compreensão e consciência dos acontecimentos atuais, além de servir como um lembrete da necessidade de liberdade de imprensa em todos os cantos do mundo.

Os 24 vencedores, seis menções honrosas e duas menções especiais do júri foram selecionados por um júri independente entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. Destes, o júri do concurso de 2024 selecionou quatro vencedores globais:

Fotografia do Ano – Mohammed Salem, Reuters

“Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo da Sobrinha”

“O júri ficou profundamente comovido com a forma como esta imagem evoca uma reflexão emocional em cada espectador. Composto com cuidado e respeito, oferece ao mesmo tempo um vislumbre metafórico e literal de uma perda inimaginável. Situado num ambiente médico geograficamente distante, ressoa globalmente, incitando-nos a enfrentar a nossa dessensibilização relativamente às consequências do conflito humano. A imagem tem várias camadas, representando a perda de uma criança, a luta do povo palestino e as 31 mil mortes na Palestina. Simbólica do custo do conflito, a imagem faz uma declaração sobre a futilidade de todas as guerras. O júri reconheceu que este fotógrafo foi premiado pelo mesmo tema há quase uma década, sublinhando a luta contínua pelo reconhecimento de uma questão tão premente.”

https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2024/Mohammed-Salem-POY/1


História do Ano – Lee-Ann Olwage, Geo

“Valim – babena”

O júri considerou que “Esta história aborda uma questão de saúde universal através das lentes da família e do cuidado. A seleção de imagens é composta com carinho e ternura, lembrando ao espectador o amor e a proximidade necessários em tempos de guerra e agressão em todo o mundo. A história de Valim-babena traz à luz uma perspectiva sociológica crucial que desafia o isolamento transcultural dos idosos, retratando-os com dignidade e cuidado.”

https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2024/Lee-Ann-Olwage-STOY/1


Projeto de Longa Duração – Alejandro Cegarra, The New York Times / Bloomberg 

“As Duas Paredes”

O júri considerou que “Este projeto é um exemplo de narrativa dinâmica e de classe mundial. As imagens são ao mesmo tempo implacáveis ​​e respeitosas e transmitem as emoções íntimas presentes nas diversas jornadas dos migrantes. A preocupação com a migração ressoa em toda a região e o júri considerou que a própria posicionalidade deste fotógrafo como migrante proporcionou uma perspectiva sensível centrada no ser humano que centra a agência e a resiliência dos migrantes.”

https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2024/Alejandro-Cegarra-LTPA/1


Formato Aberto – Julia Kochetova 

“A Guerra é Pessoal”

“O júri considerou que este projeto foi o mais criativo na categoria Formato Aberto. As imagens emotivas são uma apresentação de destaque em meio a muitas entradas sobre a contínua invasão russa da Ucrânia. Contada por um fotógrafo ucraniano, o júri reconhece a perspectiva interna desta história, que é especialmente evidente no fio do simbolismo visual, no forte uso de sequências de cores e nas colaborações com um ilustrador e DJ ucraniano. O uso envolvente do áudio e da ilustração – principalmente no diário poético e nas gravações de áudio – se destacou, conferindo um caráter cinematográfico à obra.”

https://www.worldpressphoto.org/collection/photo-contest/2024/Julia-Kochetova-OPFA/1

A nata do fotojornalismo mundial

Fundada em 1955 na Holanda, a WPPh é uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove o fotojornalismo e a liberdade de informação e de expressão, realizando vários eventos nesta área, com destaque para o mais prestigiante concurso de fotojornalismo e fotografia documental.

Recorde-se que, a convite da Associação Cultural Música XXI, Portimão integrou ininterruptamente, entre 1999 e 2011, o roteiro mundial da WPPh, tendo mesmo sido em várias edições a primeira cidade portuguesa a exibir as fotos vencedoras e a receber muitos dos fotógrafos vencedores do concurso.

Fazem parte do itinerário da exposição World Press Photo 2024 cidades como Cidade do México, Rio de Janeiro, Shangai, Montreal, São Paulo, Viena, Hamburgo, Budapeste e Barcelona, entre muitas outras.

As imagens a expor no edifício da antiga Lota podem ser vistas gratuitamente entre 29 de julho e 18 de agosto, das 18h00 às 24h00, numa organização do Município de Portimão, com produção da Associação Cultural Música XXI.

Diretor de produção: João Neves dos Santos

Música

Formação

Teatro

Fotografia

Edições