Natural de Portimão, António Alves terminou o Curso Geral de Piano no Conservatório do Algarve e a Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Completou o Mestrado em História Regional e Local (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa), tendo defendido a sua tese sobre “A Sé de Faro – Homens e Ação Musical (1716/1738y. A sua formação inicial e contínua inclui vários cursos e estágios na área da direção coral, da composição e das ciências musicais, com Hélène Guy, Erwin Liszt, Josep Prats, Anton de Beer, Christopher Bochmann, Jorge Matta, Francisco d’Orey, Francisco Serra, Fernando Eldoro, Peter Phillips, Rui Vieira Nery. Na qualidade de diretor artístico do Grupo Coral Adágio, tem dinamizado os projetos anuais de trabalho e de divulgação cultural, realizando, simultaneamente, um trabalho pessoal de pesquisa, composição e harmonização.
Desde 2018 assume a direção pedagógica da Academia de Música de Portimão, onde também leciona.
Grupo Coral Adágio
O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em setembro de 1989. Hoje, com cerca de 30 elementos, tem como diretor artístico o maestro António Alves Alferes Pereira. O seu principal objetivo tem sido sempre a divulgação da música coral de qualidade, através de um repertório variado que inclui peças da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular, portuguesa e de outros países. Do seu percurso destacam-se: deslocações aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009); atuações em diversos programas de Rádio (RDP) e Televisão (RTP); concertos com a Orquestra do Algarve e com a Orquestra do Norte. Gravou em 2008 o seu primeiro CD exclusivo, (L)atitudeS.
Em 2018, o Grupo Coral Adágio criou a Academia de Música de Portimão, com Contrato- Patrocínio com o Ministério da Educação e Ciência e que conta com mais de trinta professores e cerca de duzentos alunos.