Após a conclusão do restauro do grande Órgão da Sé de Faro em 2006, instrumento histórico de importância internacionalmente reconhecida, a Associação Música XXI tomou em mãos a organização do I Festival de Órgão, que teve lugar em 2007. Desde então, o evento passou a realizar-se anualmente durante o mês de novembro, nas Igrejas da Sé e do Carmo, em Faro.

Com adesão de público crescente ao longo dos anos, a organização tem sabido dar o devido destaque à apresentação das capacidades dos instrumentos através do talento de jovens organistas e também de nomes consagrados (João Paulo Janeiro, João Vaz, Sibertin-Blanc, Luca Antoniotti, Giampaolo di Rosa, José L. González Uriol, Roberto Fresco, Pavel Černý, Marco Brescia, Ton Koopman, Elisa Freixo, Andrés Cea Galán, Javier Artigas).

O sucesso do evento tem motivado a Associação Música XXI a persistir na sua organização e, a partir de 2016, o Festival de Órgão estendeu-se a outros locais do Algarve com órgãos de tubos em condições de serem tocados em público, como é o caso de Tavira (Igrejas da Misericórdia e de Santiago), Boliqueime/Loulé (Igreja Paroquial), Portimão (Igreja Matriz) e neste ano de 2024 a Lagoa(Igreja Matriz de Lagoa) e Lagos(Igreja de Santa Maria).

Neste ano de 2024, a Associação Música XXI organiza a 17ª edição do Festival de Órgão, que percorre os concelhos de Faro, Portimão, Boliqueime/Loulé e Tavira, Lagoa e Lagos, entre 1 e 30 de novembro.

Serão 17 apresentações, 3 masterclasses, 1 visita ao interior dos órgãos e 1 concurso de fotografia.

o 17 apresentações, 3 masterclasses, 1 visita ao interior dos órgãos e 1 concurso de fotografia.