Doutorado Summa cum Laude em Teoria e Análise Musical, pela Universidade Católica Portuguesa, com bolsa da FCT. Mestrado em Musicologia, pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Valladolid (2009). Licenciado em Música Sacra (dupla licenciatura pré-Bolonha em Direção de Coro e Órgão) pela Escola das Artes da UCP-Porto (2003). Frequentou estudos pós-graduados em Órgão – diploma de concerto – na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg.
Como investigador, realizou atividade sobre música sacra contemporânea, com compositores como G. Ligeti, O. Messiaen, S. Reich ou Arvo Pärt.
Como maestro, dedicou-se à música antiga, com a realização de primeiras audições modernas, e à música contemporânea, em várias estreias nacionais e absolutas, bem como diversas gravações. Dirigiu a Passio de Arvo Pärt, Proverb de Steve Reich e ainda Scotoma Cintilante de Jonathan Saldanha, obra com que se estreou no Teatro Nacional de São Carlos e que gravou para o Folkwangmuseum em Essen, Alemanha. Como compositor, escreveu a banda sonora original para o filme Pathos, de Vasco Araújo e co-escreveu, com Jonathan Saldanha, I/XI, exposta no Museu Romântico do Porto.
Enquanto organista, realizou concertos nos mais variados formatos, em Portugal e no estrangeiro, tendo sido responsável pelos concertos diários da Sé Catedral do Porto.
Na atividade docente, destaca-se a Universidade do Minho, a Escola das Artes da UCP – Porto e o Mestrado em Direção de Coro da Universidade de S. José – Macau. Foi investigador integrado no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da UCP-Porto (2013).
Foi programador e artista convidado do Museu do Porto e professor de direção coral e instrumental, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.