O Grupo Coral Adágio foi fundado em setembro de 1989 em Portimão. Atualmente, é composto por cerca de 30 membros e tem como diretor artístico o maestro António Alves Alferes Pereira. O seu principal objetivo é divulgar música coral de qualidade, abrangendo um repertório diversificado que inclui desde peças renascentistas até obras contemporâneas, passando por polifonia sacra, espirituais negros, música popular portuguesa e de outros países.

Destacam-se na sua trajetória a participação nas Entradas Régias e Festas Reais de D. João II em 1995/1996, a missa “De Beata Virgine Maria” de Filipe de Magalhães em Alvor na Páscoa de 1997, viagens aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009), apresentações em programas de rádio (RDP) e televisão (RTP), além de concertos com a Orquestra do Algarve e a Orquestra do Norte, incluindo a participação na ópera “Carmen” de Bizet, sob a regência do maestro Ferreira Lobo em 2008.

Em 2008 lançou o seu primeiro CD exclusivo intitulado “(L)atitudeS”e foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, nas categorias de bronze (2002) e prata (2008).

Desde 1994 tem organizado Encontros de Coros de Portimão em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão. Além disso, é convidado regularmente pela Associação Música XXI a participar do Festival de Órgão do Algarve, onde colabora com organistas de renome.

Em 2018 fundou a Academia de Música de Portimão, que conta com mais de trinta professores e cerca de duzentos alunos, tornando-se um polo cultural na região e no município. A academia possui um Contrato-Patrocínio com o Ministério da Educação e Ciência e uma Acreditação ERASMUS+.

António Alves

O maestro António Alves Alferes Pereira, natural de Portimão, é formado em piano pelo Conservatório do Algarve e é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Além disso, concluiu um mestrado em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com uma tese sobre “A Sé de Faro – Homens e Ação Musical (1716/1738)”. Dedica-se há vários anos à direção coral e é professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, além de ser co-diretor pedagógicoda Academia de Música de Portimão.

A sua formação inicial e contínua inclui vários cursos e estágios: Penafirme; Vaison-la-Romaine (França), com Hélène Guy; Évora, com Erwin Liszt e Josep Prats; Sines, com Anton de Beer; Curso de Análise e Técnicas de Composição, no Conservatório Calouste Gulbenkian (Aveiro), com o compositor Christopher Bochmann; Jornadas de Música Polifónica da Sé de Évora, sob a direção de Jorge Matta, Francisco d’Orey, Francisco Serra, Fernando Eldoro e Peter Phillips; VIII Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, com Rui Vieira Nery, entre outros.É convidado a participar do Festival da Canção Infantil Chaminé d’Ouro e a formar e dirigir coros infantis e juvenis em diversas iniciativas culturais.

Como diretor artístico do Grupo Coral Adágio, tem impulsionado projetos de divulgação cultural, enquanto realiza pesquisas, composições e harmonizações.