O “Coro Jubilate Deo”, criado em 2011 por Daniela Rodrigues e pelo Pe. Miguel Ângelo, insere-se na Associação Multiplicar Silêncios, tendo como objetivo promover a arte musical.

Orientando a sua existência para a divulgação do precioso multissecular tesouro da música sacra e clássica, tem, no seu historial, a participação em diversos concertos realizados ao vivo, principalmente na região do Algarve.

Atua sob a direção da Maestrina Daniela Rodrigues e colabora com outros grupos corais, bandas e pianistas em algumas das suas atuações. É constituído maioritariamente por jovens de Tavira, com variados conhecimentos de formação musical, tendo os mesmos a oportunidade de desempenharem solos em peças apresentadas ao público.

Para além da componente cultural, com a execução de um reportório vasto de música clássica, sacra, gospel e tradicional, são também abordadas outras vertentes através deste projeto. A nível social, dinamizam-se atuações em lares e pequenas comunidades e concertos de beneficência; a nível pedagógico, promovem-se audições, workshops e masterclasses com diversos profissionais: Joana Godinho (mezzo-soprano), Jean Carlos (contratenor), Patrícia Modesto (soprano); Shirley Ferreira (canto e dicção); Isabel Aguilar (Língua Italiana); Francisco Brazão (baritono).

Daniela Rodrigues

Aos 10 anos ingressou no grupo coral “Nova Esperança”, em Tavira, dirigido pelo Maestro David Sequeira. Iniciou os seus estudos na Academia de Música de Tavira. Terminou o curso oficial de Canto na Academia de Música de Lagos, com a professora Joana Godinho. Na disciplina Cenas de Ópera, participou nos musicais “Música no coração”, como Baronesa, e “Sweeney Todd”, como Adolfo Pirelli e coralista.

Aos 20 anos, fundou o coro “Jubilate Deo”, de música sacra, no qual exerce as funções de maestrina.

Trabalhou em aulas privadas e masterclasses com Lúcia Lemos, Ângela Silva, Kathryn Hartgrove e Charles Wood.

Ao longo do seu percurso, tem participado em várias formações e cursos para aperfeiçoar e aumentar os seus conhecimentos em Direção Coral, Pedagogia Vocal Infantil e Educação e Técnica Vocal em vários estilos de música.

Licenciou-se em Música, no ramo de Interpretação, em canto lírico sob orientação da professora Liliane Bizineche na Universidade de Évora.

Em 2023, terminou o Mestrado em Ensino Musical, na variante de canto e classe de conjunto coral, na Universidade Católica do Porto.

Leciona a disciplina de canto na SFAM, em Loulé, na Academia de Música de Tavira e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro.

Apresenta-se como solista acompanhada pela pianista Inês Rodrigues no Duo Indaro.