O coro de câmara Cantate Domino tem por finalidade contribuir musicalmente para as celebrações litúrgicas mais solenes realizadas na Sé de Faro. Através da integração de composições musicais de maior complexidade, preferencialmente em latim, o Cantate Domino iniciou a sua participação na Liturgia da Catedral do Algarve, em 8 de dezembro de 2009, por ocasião da festividade da Imaculada Conceição.
Desde então, os períodos de maior atividade e formação do seu reportório tiveram em vista a valorização das celebrações na Semana Santa, tendo colaborado no enobrecimento destes momentos maiores do ano litúrgico a partir de 2010.
Tem acrescentado ao seu reportório um conjunto de outras composições religiosas e profanas, que apresenta em situações particulares, procurando animar diversos encontros, eventos e iniciativas.
O nome deste coro, Cantate Domino, inspirado no salmo 95, é um convite ao louvor a Deus através do canto.
Rui Moura Jerónimo
Licenciado em Ciências Musicais iniciou os seus estudos musicais em 1970 no Seminário de S. José em Faro e, logo na fundação do Conservatório Regional do Algarve, em 1972, integrou as classes de Piano com Maria Campina e Formação Musical com Célia Magalhães, bem como, o Coro do Conservatório dirigido pelo P.e José Pedro Martins. A partir de 1990 frequentou Cursos de Direção Coral em Sines e continuou estudos particularmente com o maestro Edgar Saramago. Atualmente é professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira em Faro, dirige o coro dominical da Paróquia da Sé e o Coro de Câmara da sua Catedral – Cantate Domino.